top of page

ANÁLISE: INSOLAÇÃO

       Um ponto que deve receber bastante atenção é o impacto da insolação sobre as fachadas do edifício. 

       Utilizando um software que simula as condições de insolação em determinado local e período, foram obtidos os graficos a seguir que mostram a volumetria do Sakkara hibrid sujeita à insolação dos períodos mais críticos do ano em dois horarios diferentes.

        

       Nos Equinócio de Primavera podemos ver que no período da manha, a fachada que recebe maior insolação é a Leste, tendo destaque também as lajes expostas. Existem algumas áreas sombreadas.

      No período da tarde a fachada oeste recebe maior insolação e apesar de continuar recebendo insolação, é bem menor nas outras fachadas.

       Nos Solstício de Versão podemos ver que no período da manha, a fachada que recebe maior insolação é a Leste, tendo destaque também as lajes expostas. As regiões sombreadas encontradas na simulação do equinócio diminuiram consideravelmente.

     

    No período da tarde a fachada oeste recebe maior insolação e apesar de continuar recebendo insolação, é bem menor nas outras fachadas. A fachada sul também mostra bem menos insolação.

       No Equinócio de outono, a simulação de assemelha muito à simulação do Equinócio de Primavera. No período da manha a diferença está em ter a área sombreada um pouco menor.

    No período da tarde, assim como nos outros gráficos, a fachada leste recebe maior insolação. Em diferença ao Equinócio de primavera, vemos um ligeiro aumento na àrea sombreada das outras fachadas.

       Nos Solstício de Inverno podemos notar uma mudança grande em relação as outros períodos do ano. Vemos no período da manhã uma insolação muito maior na fachada norte e um sombreamento maior nas lajes.

     

       No período da tarde vemos um sombreamento quase que completo do edifício pelas construções do entorno mas, em geral, as fachadas sofrem grande insolação. Um ponto importante é a mudança da insolação da fachada oeste nesse período. Sua insolação foi reduzida em comparação aos outros períodos.

     

bottom of page